10 oportunidades de trabalho em Smart Cities
O conceito de Smart Cities vem se tornando cada vez mais sólido e, em algumas metrópoles, já se pode contemplar os avanços tecnológicos em processo de implantação para melhorar a qualidade de vidas das pessoas em seus diversos aspectos.
Dentro dessa realidade, vê-se uma gama de oportunidades de trabalho surgindo e, os profissionais que desejam se destacar no mercado de inovações, não podem perder a chance de conhecer cada possibilidade que as Smart Cities vêm oferecendo.
Confira!
1 – Data miner
Uma das propostas das cidades inteligentes é a de desenvolver riquezas ligadas ao conhecimento que valorizem o capital humano e a intelectualidade. Com isso, a mineração de dados se torna uma grande porta de entrada para quem já se interessa por bancos de dados e deseja se aprofundar na área.
A ideia é descobrir padrões e tendências nos bancos de dados que venham a ser proveitosas para melhor tomada de decisão, desenvolver novas estratégias e garantia de boas oportunidades no mercado.
2 – Desenvolvedor de APP
O trabalho do desenvolvedor de aplicativos dentro do contexto das cidades inteligentes é essencial para aproximar os cidadãos dos municípios como um todo.
3 – Profissionais de sistema de mobilidade
Esse profissional precisa integrar e facilitar cada vez mais a mobilidade urbana, adotando conceitos como mobilidade elétrica, micro-mobilidade, entre outros nos projetos municipais.
4 – Profissionais IOT
A Internet das Coisas [IOT] é uma realidade para as Smart Cities e é preciso contar com profissionais que estejam atentos a esse contexto e consigam integrá-lo na melhoria da gestão urbana.
5 – Planejadores urbanos
Alinhar o Plano Diretório do Município com o desenvolvimento da Smart City é uma das premissas básicas nesse processo de inovação tecnológica urbana.
Assim, tantos os arquitetos, quanto os “planejadores urbanos” precisam estar vinculados diretamente a esse projeto de implantação.
6 – Empreendedores de TI
Os diversos profissionais engajados na área de TI devem estar atentos às novas oportunidades de trabalho em Smart Cities, visto que esse mercado é um dos mais requisitados para atender às demandas desse modelo de gestão urbana.
7 – Profissionais de saúde e educação
Apesar de toda inovação trazida no conceito das Smart Cities, há necessidades básicas e antigas que sempre serão necessárias em qualquer contexto da sociedade: saúde e educação.
Os profissionais dessas áreas também são essenciais para tal realidade.
8 – Especialistas em Direito Digital
Os advogados que são especialistas em governança e compliance são os mais cotados para atuar nas Smart Cities.
9 – Profissionais da Engenharia Civil e Urbanização
Também os profissionais ligados à área de meio ambiente, sustentabilidade e negócios podem aproveitar as oportunidades trazidas pelas Smart Cities e desenvolver seus trabalhos de maneira integrada e essencial para a construção desse modelo de cidade.
10 – Especialistas em fontes renováveis de energia
As cidades inteligentes visam a implantação de um modelo de sustentabilidade energética que muito tem a ver com o uso de fontes renováveis de energia, sendo essencial a participação ativa de profissionais ligados a essa área para atuar no projeto.
Fonte: Grupo Editores do Blog.