|

Cidade do futuro da Toyota no Japão está sendo construída com modernidade completa

Na cidade planejada Woven City que está sendo construída pela fabricante de automóveis Toyota, perto de Mount Fuji no Japão, existe ampla e imponente modernidade. Nesse espaço urbano, o planejamento contempla muita conectividade, modernas tecnologias, inteligência artificial, facilidade de deslocamentos e destacado compromisso com sustentabilidade.  Woven City (Cidade Tecida, em tradução livre), é a cidade protótipo do futuro, que têm três pilares: foco no ser humano, laboratório vivo com pista de testes para mobilidade inovadora e ideias novas para melhorar os fluxos de informações para pessoas.

Cidade da Toyota: casas inteligentes e com fácil deslocamento dos moradores

Nesse modelo urbanístico, todas as casas vão ser inteligentes, incluindo, robôs domésticos, frigoríficos que fazem a encomenda automática de compras, e também sensores que recolhem dados de saúde dos habitantes. Os deslocamentos serão feitos exclusivamente em veículos totalmente autônomos e com zero emissão de poluentes.

Espaço para testar tecnologias futuras

De acordo o presidente da Toyota Motor Corporation Akio Toyoda, a construção de uma cidade completa desde o início, mesmo em pequena escala, é uma ótima oportunidade para desenvolver tecnologias futuras. Desse modo, conectando pessoas, prédios e veículos por meio de sensores e dados. 

Primeiros moradores serão funcionários da Toyota 

Destacando que a ideia do projeto é de que os primeiros moradores sejam funcionários da companhia e suas famílias, além de casais de aposentados, comerciantes, parceiros da empresa e cientistas. Posteriormente, a população inicial de 2 mil pessoas pode aumentar, conforme a evolução desse modelo.

Cidade vai contar com posto de abastecimento de hidrogênio

Sustentabilidade é marca registrada no projeto da cidade. Para valorizar a ideia de compromisso ambiental, a Eneos e a Toyota vão explorar a produção e o uso de hidrogênio verde, produzido sem emissões de CO2 em Woven City. Em acordo assinado, as empresas, junto com a Woven Planet, decidiram fazer um posto de abastecimento de hidrogênio. 

O local fica próximo à região futurista, para abastecer os veículos elétricos, utilizados no município. O posto de abastecimento de hidrogênio Eneos está programado para começar a operar antes mesmo da abertura da Woven City, em 2024-2025.

Diferentes tipos de ruas na cidade

Na cidade do futuro japonesa, o projeto prevê três tipos de ruas: uma para veículos rápidos, outra para motos, scooters e pedestres e a última apenas para pedestres. O modelo foi elaborado pelo arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, responsável pelo edifício 2 World Trade Center em Nova York e pelas sedes da Google em Mountain View e Londres. 

Edifícios para diminuir a emissão de carbono na cidade da Toyota

Importante salientar que a cidade totalmente sustentável terá edifícios feitos de madeira para diminuir a emissão de carbono e energia elétrica. O projeto conta com geradores movidos a células de hidrogênio e painéis solares.

Outras Notícias