|

Imprevisibilidade dos acontecimentos no mundo gera insegurança nas nações

Com muitas fragilidades e instabilidades apresentadas no cenário mundial, especialmente no campo político, econômico e climático, tem aumentado a percepção na sociedade, de que estamos rodeados pelos riscos de ocorrências de perigosos eventos negativos na sociedade. Essa instabilidade também é resultante da experiência e dos efeitos globais gerados pela pandemia do Covid-19. É o universo vivendo sob os riscos de novos acontecimentos, que podem provocar choques e aumentar a instabilidade de todas as nações.  

Quais são os riscos para o mundo?  

Esses riscos incluem a possibilidade de novas pandemias, revoluções, ampliação de guerras, crescimento do terrorismo, fenômenos climáticos extremos e colapsos ecológicos. São instabilidades que geram crises financeiras, colapsos dos crescimentos econômicos das nações, reversões na integração econômica mundial e transtornos cibernéticos. 

Imprevisibilidade é o novo normal

O cenário mostra que o mundo de hoje é muito mais instável. É um espaço convulsionado pelas vicissitudes da rivalidade entre grandes potências, efeitos da pandemia, turbulência econômica, instabilidades climáticas e rápidas mudanças sociais e tecnológicas. A imprevisibilidade é o novo normal. Não há como fugir disso. Estamos diante de potenciais riscos com intensa instabilidade e riscos ameaçadores.

Mundo com eventos imprevisíveis gera instabilidade 

Todos esses eventos perigosos num mundo de natureza imprevisível assombram a humanidade, são possíveis de acontecer e preocupantes para sociedade mundial. Como efeito negativo, ocorrendo um desses acontecimentos, eleva em muito a probabilidade de pelo menos alguns dos outros se manifestarem simultaneamente. 

Falta planejamento mundial para gerir riscos 

Contudo, são notáveis as deficiências no planejamento global para gerir potenciais riscos desses perigosos eventos. Desse modo, se não forem bem geridos política e economicamente, podem gerar uma instabilidade humana social sem controle. Será que estamos preparados para tal mundo incerto? Os sinais sugerem que não estamos abordando globalmente a necessidade de mitigação de riscos, para garantir que possamos enfrentar as crises atuais, tanto no curto quanto no longo prazo. 

Imprevisibilidade: período de maior controle mundial já passou 

Entretanto, considerando o período do pós-2.ª Guerra Mundial até a queda do Muro de Berlim, o mundo configurado pela “guerra fria” era perigoso, mas relativamente estável. A relativa estabilidade era derivante de certas normas formais e informais da bipolaridade, razoavelmente aceitas. 

Guerra é o principal fator ameaçador

Conforme Tom Sandage, editor das edições anuais da World Ahead, após a pandemia do Covid 19, o principal fator de instabilidade mundial é a guerra na Ucrânia. “O mundo terá que lidar com a imprevisibilidade do impacto do conflito na geopolítica e na segurança; a luta para controlar a inflação; caos nos mercados de energia; e o caminho pós-pandêmico incerto da China. Para complicar ainda mais, todas essas coisas estão fortemente conectadas, como engrenagens.”, alertou. 

O desafio diplomático para encontrar soluções para a imprevisibilidade

Nesse cenário mundial, é imenso o desafio diplomático de encaminhar uma ordem mundial mais estável e segura. A solução de muitos problemas passa pela necessidade de captar interesses comuns e compartilháveis. Além disso, requer a capacidade de administrar satisfatoriamente as desigualdades sociais e de poder. Desse modo, exigindo dos comandantes mundiais muita sabedoria na mediação de conflitos de valores, inerentes a um mundo heterogêneo e de imensa diversidade cultural.

Outras Notícias