|

Por que as cidades pequenas estão se tornando mais atraentes para morar

Aumentam os motivos para escolher viver numa cidade pequena. Entre as razões estão encontrar uma cidade bem estruturada, modelo urbano e logístico organizado, facilidades tecnológicas disponíveis, segurança pública bem controlada e com ambientes livres de poluição. Esses são os principais atrativos das pequenas cidades, que por tendência vem se acentuando, criando maior interesse das pessoas em morar numa pequena cidade. Visto também que muitos moradores das cidades grandes, almejam um pouco mais de sossego, longe da rotina acelerada, do trânsito caótico, dos espaços lotados e dos gastos envolvidos na manutenção da qualidade de vida nas populosas cidades.

As vantagens relacionadas com a vida numa cidade pequena

1 – DESLOCAMENTO

O trânsito mais tranquilo, aliado ao tamanho reduzido da cidade, atuam juntos garantindo a diminuição do tempo necessário para deslocamento. Essa vantagem vem para diminuir o desgaste e o estresse comumente envolvidos no trânsito das grandes cidades. Além disso, o próprio transporte público, opera de forma mais satisfatória nas cidades de pequeno porte, com viagens mais curtas e com menos passageiros.

2 – CUSTO DE VIDA

Em cidades pequenas o custo de vida, normalmente, é menor do que o de grandes centros urbanos. Os valores gastos na compra ou no aluguel de uma residência, assim como os valores despendidos na alimentação, manutenção residencial, educação e lazer, geralmente são menores.

3 – QUALIDADE DE VIDA

Em cidades pequenas existe a maior oferta de áreas verdes, sejam elas parques, áreas de preservação ou florestas, capazes de proporcionar um ar mais limpo e espaço para atividades de lazer, desde piqueniques, passando também por espaços de caminhada. Indo mais além, a própria vivência em um espaço mais humanizado, com maior segurança, menos correria e menos barulho, já é a garantia de uma qualidade de vida maior para o seu grupo familiar.

4 – MAIS SEGURANÇA

No quesito segurança, cidades pequenas possuem amplas vantagens. Crimes como roubos e furtos são mais raros nos pequenos municípios. Além disso, tráfico de drogas é menos comum. A vizinhança geralmente se conhece, o que torna o ambiente ainda mais seguro. Se tiver filhos, ir para o interior é realmente um ótimo benefício. Será possível criar as crianças em uma atmosfera sossegada e com maior liberdade para locomoção entre os lugares dentro do município.

5 – MENOS POLUIÇÃO E ÁREAS VERDES

Em cidades próximas a matas, é comum que você encontre uma quantidade maior de áreas verdes, o que influencia diretamente a diminuição da poluição. Ainda assim, mesmo em cidades que não apresentem uma ampla área verde, é possível sentir a diferença na qualidade do ar, pelo número reduzido de carros nas ruas. Procure saber se há parques, jardins ou outros espaços de área verde para você aproveitar com a família.

6 – PROXIMIDADE DE GRANDES CIDADES

Se você quer ir para o interior em busca de mais qualidade de vida, mas não quer ficar longe das capitais, uma boa alternativa é procurar moradia em cidades pequenas mais próximas. Geralmente localizadas nas regiões metropolitanas dos grandes centros urbanos, elas proporcionam todas as comodidades encontradas no interior, com a vantagem de estarem próximas à infraestrutura das capitais.

DESAFIOS – O grande desafio para aqueles que pretender realizar essa mudança do centro grande urbano para a pequena cidade é o período de adaptação e também aprender a lidar com menores quantidades de opções de lazer e recreação nas pequenas cidades. As diferenças em questões tecnológicas e de comunicação não estão entre os fatores principais fatores, em função das novas dinâmicas sociais que facilitam as interações universais, facilidades comunicações de plataforma multimídia disponíveis em amplos espaços, independente do local de habitação.

Outras Notícias