Projeto da “cidade de 15 minutos” promove humanização, facilita deslocamentos e é sustentável
“Cidade de 15 minutos” é um projeto ousado que agrega amplos benefícios numa cidade e prioriza o ser humano. Tudo idealizado para ofertar mobilidade em pouco espaço territorial, priorizando a facilidade de deslocamento das pessoas. Esses são os principais objetivos que estão contidos no projeto de construção na denominada “Cidade de 15 minutos”. Uma cidade moderna com enormes facilidades na logística urbana. Outros princípios que norteiam a projetada cidade são ecologia, proximidade, solidariedade e participação.
Deslocamentos em menor tempo com menos carros
Neste modelo de cidade é possível chegar a qualquer local de trabalho e de lazer, de bicicleta ou a pé, em um tempo bem menor, em até um quarto de hora. Esse projeto pretende diminuir o uso dos carros e desenvolver localidades inclusivas, dinâmicas e sustentáveis. Destacando que após a pandemia covid-19, esse protótipo de cidade, ganhou forças e intensificado interesse.
Tudo fica próximo com deslocamento facilitado
O projeto dessa cidade foi idealizado pelo pesquisador franco-colombiano e professor associado da Universidade Paris 1 – Panthéon Sorbonne, Carlos Moreno. A logística urbana prevê criar expressivas facilidades de deslocamento e que tudo fique perto. Nesse projeto da cidade de 15 minutos, contém proximidade de moradia, trabalho, lazer, comércio, áreas verdes e serviços. Locais dispostos a uma distância que pode ser percorrida, a pé ou pedalando, em até 15 minutos.
Projeto prioriza o cidadão
Conforme o professor, esse modelo envolve ainda três características fundamentais. “O ritmo dos municípios deve ser o do homem e não o dos automóveis, cada metro quadrado deve servir para diversos usos e as áreas precisam ser projetadas para que os cidadãos possam, morar, trabalhar e prosperar sem ter que fazer grandes e frequentes percursos”, destaca.
Na França essa ideia de cidade foi popularizada
A Cidade de 15 Minutos, um conceito de planejamento urbano, ganhou mais visibilidade na França após pandemia de corona vírus. Essa ideia foi popularizada pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que propôs durante sua campanha de reeleição fazer da capital francesa uma “ville du quart d’heure”, uma cidade de um quarto de hora.
Cidade de 10 minutos planejada na Coreia do Sul
Ideias avançam nesses modelos de cidades. O escritório de arquitetura holandês UNStudio, em parceria com a empresa imobiliária Hyundai Development Company, uniu um grupo de arquitetos para projetar algo ainda mais ambicioso: uma cidade de 10 minutos, localizada em Seul, na Coreia do Sul. O inovado empreendimento quer transformar um local que antes era industrial em uma cidade interconectada. Um projeto com 8 prédios residenciais, escritórios e áreas de estudo, além de oferecer locais de lazer como academias e piscinas. Livre de carros, com a promessa de fácil locomoção. Todas essas facilidades estarão a apenas dez minutos a pé de distância da casa dos residentes, sem a necessidade de utilizar um veículo.