Sistema de saúde pública: a sua importância nos dias atuais.
A pandemia do novo coronavírus está impondo um enorme desafio para o sistema de saúde em diversos países. No Brasil não é diferente, claro. Contudo, por aqui temos a nossa disposição um sistema de saúde público.
E mesmo com todas as suas deficiências e dificuldades, o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro precisa ser cada vez mais valorizado e receber mais investimentos por parte do poder público.
Veja neste artigo um pouco sobre o sistema de saúde público no Brasil e entenda qual a sua importância num momento tão difícil no qual estamos passando:
A Constituição de 1988 e a criação do SUS
Quando falamos em sistema público de saúde no Brasil, precisamos voltar a alguns anos antes da criação do SUS. Para se ter uma ideia, os serviços em saúde eram escassos e não existia universalização dos serviços de saúde como acontece hoje.
Assim, as pessoas que contavam com serviços de saúde na época eram trabalhadores formais que contribuíam para a Previdência Social. O restante da população dependia dos poucos serviços de saúde oferecidos nos estados e municípios ou eram obrigados a se tratar na rede privada.
Assim, a criação do SUS com a Lei 8.080 de 1990 rompe uma grande barreira social e formaliza a universalização do acesso à saúde para todos os cidadãos brasileiros, sendo atualmente um dos sistemas de saúde pública mais complexos e abrangentes do mundo.
Como é o sistema de saúde em outros países?
Para entender a importância do SUS no Brasil, podemos fazer um comparativo com outros países para entender como funciona o acesso à saúde em outras partes do mundo.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a única maneira de contar com serviços de saúde é pagando um convênio particular. Ou seja, o cidadão precisa ter um plano de saúde contratado através de seguradoras ou arcar com os custos hospitalares no momento que adoecer. E esses custos são bem caros, por sinal.
Isso explica um pouco da importância do sistema público de saúde para o Brasil. Em um país em que a população tem a renda muito menor que os americanos e com um alto índice de desempregados e informais, sem um sistema público de saúde, uma pandemia como que a que estamos vivendo seria ainda mais catastrófica para os cidadãos brasileiros.
Benefícios de um sistema público de saúde no momento atual
O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil se destaca pela assistência em todas as áreas da saúde. Ou seja, o cidadão pode contar com serviços como:
- consultas médicas;
- exames;
- cirurgias;
- transplantes;
- medicamentos;
- vacinação;
- entre outros.
Enfim, tudo que envolve a saúde, desde o diagnóstico até o tratamento de doenças, pode ser custeado pelo SUS. Claro, esse dinheiro é fruto do nosso trabalho e dos impostos que pagamos para o governo.
No entanto, a falta instrução escolar e renda bem abaixo do ideal para que os cidadãos tenham uma vida confortável, a grande maioria dos brasileiros iria enfrentar muitas dificuldades para custear qualquer serviço de saúde e conseguir tratamentos dignos.
Claro, ainda estamos longe do ideal em relação à infraestrutura do SUS. Todos os dias vemos diversas vulnerabilidades como falta de testes para Covid-19, UTI’s superlotadas, falta de equipamentos de proteção, falta de médicos e profissionais da saúde, entre muitos outros problemas.
No entanto, se pensarmos num país com as proporções do Brasil onde mais de 160 milhões de pessoas dependem exclusivamente do sistema público, o SUS tem cumprido um papel importantíssimo para a preservação de vidas dos cidadãos brasileiros nesta pandemia terrível.
Entendeu um pouco da importância do sistema público de saúde? Preencha nosso formulário e comente quais mudanças deveriam ser feitas na gestão de saúde no Brasil.
Fonte: Grupo Editores do Blog.