Alunos de Jundiaí lançam ‘Impressora PIX’ na 1ª Feira das Profissões e Tecnologia
Nesta sexta-feira (15), durante a 1ª Feira das Profissões e Tecnologia de Jundiaí, os irmãos Gustavo e Rafael Borin, de 9 e 11 anos respectivamente, apresentaram uma impressora que ajuda os empreendedores a evitar possíveis fraudes em pagamentos via PIX. Os irmãos apresentam a tecnologia no estande do Grape Valley, localizado no Pavilhão das Tecnologias.
“Estava conversando com meu pai e meu irmão sobre estas fraudes, então pensamos em algum aplicativo que resolvesse isto. Mas, no final, a solução foi usar uma impressora física bluetooth mesmo. Assim, nenhum cliente precisará mais enviar comprovantes PIX para os lojistas”, comentou Rafael.
A invenção tem uso bastante intuitivo: os visitantes enviaram um PIX de R$ 1 para o QR Code ou CPF/CNPJ da demonstração. Quando finalizam a transferência, o aparelho imprime um pequeno comprovante em papel térmico, confirmando a transação. “Muitas empresas deixam até de vender no PIX, pois os balconistas não têm acesso à conta corrente da empresa, e usar a maquininha para receber PIX custa caro. Com a inovação, basta os balconistas pegarem o comprovante impresso e grampearem no pedido que está pago. É como se fosse um antivírus contra fraudes”, ressaltou Gustavo Borin.
Jundiaí Empreendedora
A feira prossegue neste sábado (último dia), das 9h às 18h, no Parque Comendador Antônio Carbonari. A entrada e o estacionamento são gratuitos. “A feira é uma iniciativa muito importante, que está dentro do programa Jundiaí Empreendedora, no eixo Qualifica Jundiaí”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado. De acordo com ele, a ideia da feira surgiu depois de gestores da cidade visitarem outros eventos em Barcelona, na Espanha; e Paris, na França.
José Antonio Parimoschi, gestor das unidades de Governo e Finanças e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, foi um dos gestores que trouxe a ideia da feira para Jundiaí. “Queremos garantir que nossos estudantes possam escolher a formação adequada com as necessidades das empresas e do mercado de trabalho. Assim, teremos no futuro pessoas ainda mais qualificadas para a cidade, que vão nos ajudar com certeza no desenvolvimento econômico e social”.
Fonte: https://tribunadejundiai.com.br/cidades/jundiai/alunos-de-jundiai-impressora-pix-1a-feira-das-profissoes-e-tecnologia/