Estacionamentos automatizados no Japão geram múltiplas soluções para grandes cidades
O Japão encontrou eficaz solução do problema da falta de espaço para estacionamento de carros, através do Eco Park. O modelo Eco Park Giken é um sistema de estacionamento verticalizado, subterrâneo e totalmente automatizado. Muito diferente dos estacionamentos convencionais, que se espalham horizontalmente, ocupando imensas áreas, o Eco Park funciona num sistema robótico, utilizando verticalidade. O conceito é maximizar soluções inteligentes para cidades superlotadas de veículos, com sustentabilidade e uso eficiente da terra.
Estacionamentos verticalizados promovem solução em pequeno espaço de terreno no Japão
Famoso por suas cidades densamente povoadas e pela falta de espaço, o Japão necessitava criar soluções, devido às potenciais dificuldades para estacionar os carros. Nesse cenário entra a importância do estacionamento verticalizado com eficiência tecnológica. O Eco Park requer uma área de terreno de apenas seis metros quadrados, enquanto o estacionamento subterrâneo tradicional normalmente necessita uma área de terreno de mais de 10 metros quadrados.
Sistema robótico e muito rápido
Os veículos são colocados em uma plataforma e são transportados por sistemas mecânicos até uma vaga disponível, tudo de forma automatizada. É importante destacar que o motorista nem precisa estar presente durante esse processo.
Destacando que uma das características mais impressionantes do Eco Park é a rapidez com que ele opera. O tempo médio de entrega do veículo é de apenas 32 segundos, inédito em um estacionamento mecânico. Isso não só facilita a vida dos usuários, mas também otimiza o espaço, já que reduz a necessidade de áreas de espera e triagem.
Garagem automatizada com cartão magnético
A garagem subterrânea usa cartão magnético para identificar o usuário e abrir um elevador do tamanho de um carro. Quando chega a hora de tirar o carro novamente, o usuário insere o mesmo cartão no leitor. Embora existam atualmente quatro desses modelos de estacionamento verticalizados no Japão, a empresa quer levar a ideia para os Estados Unidos e outros lugares.
A tendência é o crescimento do estacionamento em subsolo
Considerando as múltiplas vantagens, o ideal é que o estacionamento de carros esteja localizado no subsolo. Um fator importante para esse investimento é considerar a escassez de espaço disponível. Dados científicos fortalecem a ideia de que esses modelos de estacionamentos devem crescer nas grandes cidades ao redor do mundo. Pesquisas mostram que os automóveis são utilizados apenas três a cinco por cento da sua vida útil, enquanto ficam estacionados durante o resto da vida. Portanto, os carros ficam estacionados 23 horas por dia.
Modelo sustentável e com pouco terreno
O estacionamento automatizado da Giken tem um apelo sustentável e prático: ocupa apenas 1/30 do espaço de um estacionamento convencional. Mesmo em lugares onde é difícil garantir um grande lote de terreno, o Eco Park consegue instalar um estacionamento.
Construção rápida do Eco Park
Outro ponto importante é que a dimensão da obra pode ser minimizada. O Eco Park necessita de um período de construção de apenas quatro a cinco meses. Eles são construídos para suportar cargas de superestruturas e mais adequados para solos fracos. O número de estacas convencionais pode ser drasticamente reduzido.