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Transporte público gratuito: experiências na França revelam vantagens e adequações

Experiências em cidades francesas, visando oferecer transporte público gratuito, estão sendo executadas e servem de referências para grandes centros metropolitanos no mundo. Especialistas acreditam que essas alternativas necessitam serem testadas nas cidades. São modelos importantes para o desenvolvimento da mobilidade urbana, logística e para populações dos países. Entretanto, divergem em diversos pontos, sobre as formas de aplicação desse modelo de gratuidade no transporte. 

Experiência de transporte público gratuito 

A cidade de Dunquerque no norte da França realizou em setembro de 2018, uma transformação silenciosamente radical: tornou seu sistema de transporte público gratuito. Essa experiência foi coordenada pelo prefeito Patrice Vergriete, que tem doutorado em planejamento urbano. Com essa iniciativa a cidade se tornou a maior da França a abolir as tarifas das redes de transporte locais. Dessa forma beneficiando aos 200 mil habitantes da área metropolitana oferecendo acesso gratuito a 18 rotas de ônibus.

Benefícios gerados com a eliminação das tarifas dos transportes

Importante benefício gerado com a eliminação da tarifa, com esse novo modelo, foi à política revitalização do antigo porto industrial de Dunquerque. Também essa mudança ajudou a reduzir as emissões de carbono. Esses dados foram constatados por um estudo realizado pela entidade independente denominada Observatório de Cidades com Transporte Gratuito.

Todo esse cenário de modalidade urbana e gratuita de transporte em Dunquerque, tem seus custos de financiamento. Foi financiada por aumento no imposto sobre empresas. O número de passageiros aumentou em 60% durante a semana e dobrou nos fins de semana, com quase 50 mil viagens feitas por dia. A pesquisa também mostrou que dos novos usuários, 48% afirmaram usar regularmente a rede de transporte público ao invés de carros.

Especialista acredita nesse modelo de transporte gratuito   

Segundo Arnaud Passalacqua, professor da Escola de Planejamento Urbano de Paris e um dos pesquisadores do estudo, esse modelo é um sucesso evidente, mesmo que esteja na fase inicial. “É um sinal de que o transporte público gratuito poderia funcionar em uma escala maior”, salienta. Temos uma nova onda de apoio à ideia do transporte gratuito na França. Essas mudanças estão baseadas, na criação de redes de transporte mais sustentáveis e ecológicas. “É preciso implementar modelos de transportes  que ajudem as comunidades mais necessitadas”, diz Passalacqua.

Existem vários defensores dessa ideia de tornar o transporte público gratuito. Eles afirmam que, esse modelo reduziria as emissões de carbono e a poluição do ar, aliviaria as pressões sobre as famílias desfavorecidas. Além disso, criaria um sistema de financiamento mais resiliente para o futuro.

Assunto gratuidade de transporte público divide opiniões

Aparecem críticos que protestam contra a ideia de abolir as tarifas. Eles apontam os grandes desafios de custo e infraestrutura envolvidos na transferência de uma política testada em pequenas cidades para serem aplicadas em grandes centros metropolitanos. Questionam esse modelo em grande cidade. A pergunta principal é: Cidade grande, como Paris ou Londres, poderia replicar o modelo de tarifa gratuita de Dunquerque? Portanto esse tema divide opiniões. Então, será que vale a pena para as grandes cidades incorporar o transporte público gratuito? – Esse assunto está sendo debatido por especialistas em transportes, visando encontrar adequações e viabilidades para esse modelo de transporte, com total ou parcial gratuidade.

Transporte público gratuito não é ideia nova

Esse modelo de transporte na França já é uma realidade para centenas de milhares de pessoas em mais de 30 municípios. No ano de 1971, em Colombiers, subúrbio de Toulouse, foi realizada a primeira experiência de acabar com as tarifas na Europa. Em 2013, a cidade estoniana de Tallinn se tornou a primeira capital da União Europeia (UE) a implementar essa mudança de gratuidade no transporte público. No ano passado, Luxemburgo, com sua população de 626 mil habitantes, foi o primeiro país a oferecer transporte público totalmente gratuito.

França começa adotar modelo de transporte gratuito de forma gradativa

Essa experiência de transporte gratuito está motivando grandes cidades. Em Paris, o transporte público gratuito para menores de 18 anos foi introduzido no ano letivo de 2020. A cidade de Estrasburgo, a nona maior cidade da França, implementará a mesma política. Desde o mês passado, os quase um milhão de habitantes da região metropolitana de Nantes viajam gratuitamente nos finais de semana.

Seguindo com essa mesma ideia, adotando a gratuidade, a região da Occitânia, no sul da França, introduziu uma política segundo na qual, jovens de 18 a 26 anos que pegam o trem pelo menos 30 vezes por mês não precisam pagar.  Nessa região do país, vivem cerca de seis milhões de pessoas. Tudo isso realizado com o duplo objetivo: ajudar os trabalhadores mais jovens e reduzir as emissões de carbono.

A experiência de Estrasburgo com transporte gratuito

Estrasburgo é uma cidade que se preocupa com os altos índices de poluição. E o investimento em mobilidade e transporte público é fundamental para cidade. Conforme Alain Jund, vice-presidente de política de mobilidade, transporte, viagens e ciclismo da Prefeitura de Estrasburgo, “Em Estrasburgo, os níveis de poluição são muito altos e isso está relacionado ao tráfego de automóveis”, diz ele. Outro motivo para apostar no modelo de transporte cidade é a crise climática. “Também é um problema de saúde pública, estimamos que 500 pessoas em Estrasburgo, morram por ano devido à poluição”, alerta.

Investimento no transporte gratuito produz benefícios sociais 

Vale salientar que razões socioeconômicas também são fatores importantes na política de Estrasburgo.  O custo anual estimado de 6 milhões a 8 milhões de euros será coberto pelo orçamento geral do município. As famílias com dois filhos economizariam 550 euros por ano no custo da passagem, diz a prefeitura, oferecendo economias significativas que ajudariam famílias de baixa renda.

E o preço a pagar nesse modelo de transporte público gratuito

Os experimentos com transporte público gratuito, ainda têm sido em uma escala relativamente pequena. Dessa forma, torna muito mais fácil de gerenciar do que em uma cidade grande. Entretanto, os defensores da proposta, estimulados pelo apoio a iniciativas que combatem a crise climática, acreditam que agora é a hora de dar mais um passo adiante. 

Pesquisas mostram funcionamento do sistema nas cidades francesas 

A pesquisa constatou que, embora a política levasse a um aumento de 6% a 10% no número de passageiros, custaria entre 2,2 e 3,3 bilhões de euros, e a qualidade do serviço da rede seria reduzida. Além disso, o uso de carros cairia apenas 2%, e o impacto na igualdade social seria limitado porque mais de um milhão de pessoas na região já se beneficiam de viagens gratuitas ou tarifas reduzidas. “A pandemia dificultou ainda mais o financiamento por causa dos orçamentos apertados”, acrescenta Lemaignen. 

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